top of page

Consultas

Consulta Clínica Veterinária: promova o bem-estar do seu pet.

Como é uma consulta veterinária? Quando levar o meu pet consultar? Quanto custa? Com que frequência devo levar meu pet ao veterinário? Quais animais a Clínica atende?

Quando levar meu pet consultar?

Animais saudáveis são sinônimo de alegria para toda família. Para ter saúde, é importante ter um cuidado preventivo periódico. Uma vez ao ano, é importante levar o seu pet para uma consulta veterinária e fazer um check-up completo de saúde, atualizar seus exames, vacinas e vermifugação. Em cada etapa da vida do seu pet, é importante seguir um protocolo de consultas.

 

Filhotes: a primeira ida ao veterinário já pode ser aos 45 dias de vida. No caso dos cães, é fundamental efetuar a vacinação de parvovirose, cinomose e raiva. Já os gatinhos devem fazer o teste para Felv Felina, o vírus da leucemia felina e para raiva. Após 5 meses, tanto cão e gatos podem ser avaliados para castração.

 

Adultos: o ideal é realizar uma consulta uma vez ao ano, além da avaliação veterinária clínica é bom renovar as vacinas obrigatórias, vermifugação e antipulgas.

 

Idosos: a partir dos 7 anos de idade, é recomendado levar os cães e gatos idosos 2 vezes por ano ao veterinário para consulta clínica, exames e vacinas obrigatórias. Nesta fase da vida, os pets estão mais suscetíveis ao surgimento de doenças crônicas renal, cardíaca, dental, ocular, ortopédica, obesidade, aparecimento de câncer entre outros.

Como funciona a consulta veterinária?

Na Clínica Veterinária República dos Bichos, o primeiro atendimento é fundamental para conhecer o histórico de vida do seu animalzinho, como por exemplo, o ambiente em que vive, saber se existe contato com outros animais, como é sua alimentação e rotina, quais medicamentos usa ou usou e se existem sintomas aparentes.

 

Na avaliação clínica o médico-veterinário fará também um exame físico com análise de parâmetros de aferição de temperatura, auscultação do coração e pulmões, palpação de abdome e outras estruturas necessárias à investigação diagnóstica, bem como a indicação de exames complementares, como laboratoriais ou de diagnóstico de imagem, que são essenciais para identificar com precisão a causa do problema. O tratamento será direcionado com apoio da equipe clínica da Planeta Bicho.

A Clínica presta um atendimento completo em todas as fases da vida do seu animalzinho. São mais de 10 especialidades veterinárias disponíveis com foco na promoção da saúde e bem-estar do seu pet em todas suas fases da vida.

Quando levar meu pet consultar?

A perda de apetite é o sinal mais perceptível de que algo não está bem no seu pet. Se ele rejeitar a ração e até mesmo o petisco, ele deve ser levado rapidamente à clínica veterinária.

– O vômito é o sintoma de muitas doenças, inclusive fatais. Se o seu pet não ingeriu nada estranho, é melhor fazer uma visita para conferir seu sistema gastrointestinal.

– Se o pet está apático, sem querer brincar nem passear, algo está errado. Leve o animal ao veterinário para que ele possa orientar o que deve ser feito.

– Se o pet chora quando você tenta tocá-lo ou se está com a respiração ofegante, ele pode estar com dor. Se os sintomas persistirem, leve-o ao consultório do veterinário.

– Fezes moles, com sangue ou xixi com odor muito forte, assim como uma mudança na frequência que o animal defeca ou urina são sinais de vários problemas de saúde. A melhor solução é a ida à clínica.

– É normal que os animais se cocem e que seus pelos caiam. Porém, se esse comportamento se tornar muito excessivo, a ponto de formar machucados e deixar falhas, o veterinário deve investigar o caso.

Quando notar esses sintomas no seu pet, não pense duas vezes: vá para a clínica veterinária. Há profissionais disponíveis 24 horas por dia para que o seu bichinho de estimação fique sadio e alegre outra vez. Pense depois sobre o quanto custa uma consulta veterinária, pois, na hora de salvar o seu pet, vale tudo!

Com que frequência devo levar meu pet ao veterinário?

A consulta veterinária periódica é fundamental. De forma ampla, o protocolo para controle de vermes indica que a consulta veterinária deve ser feita a cada 3 meses, para vermifugação. Assim, você protege o animal e a sua família de algumas doenças graves, que podem passar do cão para o ser humano, como as zoonoses.

bottom of page